História

Historial


"A longevidade do grupo "ADIAFA" deve-se ao contributo valioso e dedicado de quantos lhe emprestaram instrumentos e voz ao longo do tempo.
Embaixadores orgulhosos na divulgação da música tradicional Alentejana, o público que os acarinha e motiva, sempre foi a sua primeira premissa, fundamental e responsável pela sua continuidade.

É com o sentido de renovação, mas o espírito e a essência do que preservamos na alma, -- O Cante Alentejano, que brindamos à vida destes dezoito anos de existência, com a apresentação deste nosso novo álbum "ALENTEJO". "


O grupo de música popular ADIAFA foi criado pelos músicos José Emídio e Paulo Colaço, por volta de 1998 e na sua génese está a divulgação e interpretação do cante campaniço baixo-alentejano , e a recuperação do seu instrumento tradicional - a viola campaniça.

Após vários espectáculos através do Alentejo profundo (e não só) e para fazer face a inúmeras solicitações, o grupo viu-se confrontado com a necessidade imperiosa de registar em disco todo o trabalho de recolha entretanto efectuado, ao qual foi acrescentando alguns textos próprios que complementavam o modo original de entender e interpretar o cante alentejano .

O disco homónimo (edição de autor) foi gravado em Cuba no estúdio "Portal do Som" pelo técnico Luis Beco, e apresentado ao público na Casa da Cultura em Beja a 9 de Abril de 2002.

Em 2004 ADIAFA grava o 2º trabalho discográfico intitulado "Tá o Balho Armado" , no qual contam com a participação de Rui Veloso , Paulo de Carvalho , Zé Salgueiro , Gaiteiros de Lisboa , Artur Fernandes (Danças Ocultas) , Bardoada , Os Alentejanos , Beto Silva , Eduardo Ramos , Joaquim Simões , Augusto Graça , Pedro Mestre , Manuel Bento ,Jorge Serafim , Bruno Ferreira e João Canto e Castro (Contra-Informação) , entre outros. Este trabalho teve um cuidado especial na recolha efectuada , na escolha dos instrumentos e na qualidade do som e respectiva produção . O espectáculo de apresentação decorreu em Beja por altura da feira RURALBEJA (Outubro de 2004) e contou com a colaboração de todos os músicos que participaram na gravação do CD .

Entretanto , em 2008, grava "Nã há vagar", um trabalho de originais com cariz tradicional, com novas abordagens ao cante e ao estilo musical, utilizando ritmos como, fado, bolero, hip hop...

Recentemente, apresentou o seu novo disco "Alentejo", como o proprio nome o indica, é todo ele dedicado ao cante alentejano na sua forma original e foi apresentado no Cine teatro Pax Julia, em Beja no dia 9 de Abril de 2016. 













 

© 2018 Adiafa. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora